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Marketing de experiência

21/08/2017

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Fazer da emoção um fator de lembrança

Encantar pessoas é o que nós, da Armazém, fazemos. Nosso principal objetivo é fazer com que cada pessoa, ao assistir nossos espetáculos, sinta diversas emoções. São esses sentimentos que dão vitalidade ao nosso trabalho.

Assim, fazendo do sentimento nossa motivação, também encontramos no Marketing de Experiência uma forma de proporcionar para empresas e marcas novos formatos de interação com seu público.

Como o Marketing de experiência se aplica na prática é o que você vai saber neste post.

Por definição, o Marketing de experiência busca proporcionar o envolvimento entre as pessoas e marcas, fazendo com que aquele acontecimento se torne único e memorável. Pode ser aplicado:

  • na compra de um produto;
  • na navegação de um site;
  • na experiência de consumo no local físico;

E em todos os locais que for ponto de contato entre marca e consumidor.

Marketing de Experiência e seus estímulos experienciais

Cada marca se comunica de maneira diferente com seu consumidor, assim como uma pessoa possui linguagem e personalidade únicas. As ações a serem desenvolvidas devem ser pensadas com base nessas características de forma a causar estímulos emocionais aos espectadores.
Esses estímulos emocionais podem ser apresentados com os seguintes tipos de experiência:

  • Sentidos: através da visão, audição, olfato, paladar e tato.
  • Sentimento: desperta alguma emoção referente ao se vê, toca, ouve, etc.
  • Pensamento: quando causa impacto ao quebrar paradigmas, saindo da zona do pensamento comum.
  • Identificação: quando que há relação mútua de troca de valores e marca, tendo conexão nas causas pelas quais defendam e acreditam.
  • Ação: experiência que promovam interações, como ações promocionais.

Para exemplificar como o Marketing de Experiência se aplica listamos abaixo três exemplos práticos de como pode ser aplicado.

  • Coca-Cola Happy Beep 

A Coca-Cola surpreendeu seus consumidores em uma ação publicitária desenvolvida em um supermercado nos Estados Unidos. A ideia era simples: alterar o tradicional beep do código de barras pela música sonora da marca e despertar sorrisos. 

O Resultado está nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vOBgI772Bkc. Ao relacionar o som com a música da marca, o resultado foi instantâneo: o sorriso. Assim, podemos associar a alegria e felicidade das pessoas com os valores propagados pela marca: a felicidade.

  • Always #LikeAGirl

Outro exemplo de ação é o viral Like a Girl (https://www.youtube.com/watch?v=XjJQBjWYDTs). A campanha criada para a marca de absorventes femininos Always, com o objetivo de questionar desde quando fazer as coisas como menina se tornou algo negativo ou ruim. Ao assistir o vídeo, há questionamentos sobre esses valores sociais impostos, gerando identificação e comoção do público pela causa.
Observamos que essa quebra de padrão, além de gerar identificação com o público da marca, também é capaz de fazer questionar e auxiliar na modificação de crenças de valores existentes na sociedade.

  • Caravana iluminada Coca-Cola

Essa é uma ação promocional da qual temos muito carinho por participar levando sensações, estímulos e vivências para a região central do Rio Grande do Sul. A nossa equipe, composta por atores e dançarinos, com seus figurinos e maquiagens incríveis, conseguem levar por cada rua e pontos da cidade que passamos, muita alegria, diversão e emoção para quem assiste e aguarda pela tão esperada chegada do Papai Noel.

Desta maneira, que o Marketing de Experiência objetiva trazer vivências únicas, fazendo com que o público se envolva, se emocione e guarde lembranças positivas relacionadas a determinado evento ou ação específico. Faz com que a longo prazo ao rever a marca o consumidor associe essa experiência positiva e lembre da marca.


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